Que os jogos originais no Brasil não são baratos todos sabem. Essa realidade é aplicável a todas as principais plataformas disponíveis atualmente: PC, Wii, Playstation 2, Playstation 3 e Xbox 360. Claro que há promoções e ofertas, principalmente para PC, mas como diz o ditado, uma andorinha não faz verão.
O fator acusado de ser o maior vilão dessa história é a velha conhecida carga tributária brasileira. Sem dúvida, a cascata de impostos que todo produto é submetido aqui nas terras tupiniquins, distorce muito o preço ao consumidor final.
Um dos principais argumentos daqueles que defendem a pirataria para jogos está exatamente no preço dos jogos e acessórios. Com freqüência vemos proprietário de consoles e computadores alegando que o preço praticado pelas lojas é inibitório e a pirataria torna-se a única saída financeiramente aceitável. Contudo, esses mesmos jogadores afirmam que se os preços fossem “justos” eles seriam capazes de abandonar os seus “backups” e aderir ao mercado formal. Mas quanto seria esse preço justo?
No Brasil, a carga tributária sobre os jogos é aplicada em forma de cascata, ou seja, a alíquota de um imposto incide sobre o anterior. Em outras palavras, cada contribuição será cobrada sobre o valor anterior a ela, não ao valor original do produto. Sendo assim, os impostos que caem sobre um jogo importado são (nesta ordem):
1 – Imposto de Importação (II): 16%
2 – Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): 15%
3 – Programa de Integração Social/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/COFINS): 9,25%
4 - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): 18% (base SP).
Somando-se a esses impostos há o lucro e o custo do revendedor, que são adicionados entre os itens 3 e 4, ou seja, antes do ICMS. Para efeito de cálculo, consideraremos uma margem de lucro bruto de 30%, que vise cobrir os custos de venda e a lucro líquido real.
Para darmos a dimensão de qual o preço seria o ideal, montemos uma tabela com os supostos “custos de compra” do jogo importado. De forma mais clara, a primeira coluna mostra quanto o jogos custou no fornecedor internacional e quanto e por quanto ele chega às mãos do consumidor. Lembrando que esse “custo do fornecedor” deve incluir todos os custos de produção, fabricação e distribuição do game.
Dado: Cotação do dólar em R$1,70
Custo (US$) | Custo (R$) | Valor Final | Valor (s/imp.) |
---|---|---|---|
$0,50 | R$ 0,85 | R$ 1,90 | R$ 1,11 |
$1,00 | R$ 1,70 | R$ 3,80 | R$ 2,21 |
$2,00 | R$ 3,40 | R$ 7,60 | R$ 4,42 |
$5,00 | R$ 8,50 | R$ 19,00 | R$ 11,05 |
$10,00 | R$ 17,00 | R$ 38,01 | R$ 22,10 |
$15,00 | R$ 25,50 | R$ 57,01 | R$ 33,15 |
$20,00 | R$ 34,00 | R$ 76,01 | R$ 44,20 |
$25,00 | R$ 42,50 | R$ 95,01 | R$ 55,25 |
$30,00 | R$ 51,00 | R$ 114,02 | R$ 66,30 |
$40,00 | R$ 68,00 | R$ 152,02 | R$ 88,40 |
$50,00 | R$ 85,00 | R$ 190,03 | R$ 110,50 |
$75,00 | R$ 127,50 | R$ 285,04 | R$ 165,75 |
$100,00 | R$ 170,00 | R$ 380,06 | R$ 221,00 |
$150,00 | R$ 255,00 | R$ 570,09 | R$ 331,50 |
$200,00 | R$ 340,00 | R$ 760,12 | R$ 442,00 |
Analisando esses dados conclui-se que a cada R$1,00 pago lá fora, o consumidor tem que pagar R$2,24 na prateleira, o que significa um acréscimo de 124% para pagar lucros e impostos aqui no Brasil.
Agora fica a pergunta: COM BASE NESSES VALORES, QUAL SERIA O PREÇO JUSTO A SER COBRADO? SE NÃO HOUVESSE IMPOSTOS, VOCÊ ABANDONARIA A PIRATARIA?
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